Você
sabia que em Brasília já está instituído o CAD PCD DF - Cadastro Único para
Pessoas com Deficiência – CAD PCD DF?
Este
cadastro irá centralizar os dados da população com deficiência no DF e será
requisito para o acesso a alguns direitos como:
CIPTEA
- Carteira de Identificação do Transtorno do Espectro Autista
Criada
pela Lei 13.977/20, chamada de “Romeo Mion”, Lei Distrital nº 6.642/2020 e
regulamentada pelo Decreto nº 41.184/2020,
Essa
Carteira tem como objetivo facilitar o acesso dos Autistas aos seus direitos
“com vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no
atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas
de saúde, educação e assistência social” Assim como facilitar o processo de
identificação dos autistas ajudando o GDF e o Governo Federal a conhecer melhor
o público e, assim, propor políticas públicas específicas.
Cartão
de Identificação da Pessoa com Deficiência.
Criado
pela Lei Distrital nº 6.809/2020 e regulamentado pelo Decreto nº 42.363/2021.
Essa
Carteira tem como objetivo melhorar a facilidade de identificação das pessoas
com deficiência, assim como facilitar o acesso a benefícios econômicos e
sociais oriundos de políticas públicas e trará informações importantes sobre o
usuário, como o nome completo da pessoa e do cuidador/responsável, se houver, alergias e medicamentos, o tipo de deficiência e o grau de intensidade, etc.
Habilitação
para atendimento do programa DF Acessível.
Criado
pelo decreto nº 42.524/2021, o programa oferecerá transporte gratuito para
pessoas com deficiência que tenham mobilidade reduzida severa. O objetivo do
programa é fazer trajetos em transporte climatizado e adaptado ponto a ponto
mediante agendamento prévio. Ele será gerido pela Sociedade de Transporte
Coletivos de Brasília (TCB), em parceria com as Secretarias da Pessoa com
Deficiência (SEPD).
O
Agendamento é realizado clicando aqui
Tutorial
de como requerer seu CAD PDC DF:
Primeiro
passo é entrar na página de cadastro / login da Secretaria de Pessoas com
Deficiência pelo.
É
necessário que o usuário tenha prévio acesso com login e senha do Sistema
GOV.BR. Caso não possua, poderá ser realizado clicando aqui.
Digite o seu CPF e click
em “Continuar”.
Digite a senha do GOV.BR e click em “Entrar”.
Preencha os dados solicitado no formulário.
Clique em “Salvar e
Avançar” para a próxima tela. Caso o usuário
precise retornar a alguma tela anterior, poderá utilizar a tecla “Voltar”
Na área “Documentos”, os documentos devem ser inicialmente digitalizados, e
posteriormente anexados ao sistema, de acordo com o tipo de documentação
solicitada, clicando no ícone “Selecione
o Arquivo”.
Nos casos de pessoas
com deficiências múltiplas, deverão ser anexados
os laudos específicos para cada tipo de deficiência
registrada.
Após a
certeza do preenchimento das informações solicitadas e registro dos anexos dos
documentos, o usuário
poderá finalizar o Cadastro, clicando em “SIM”.
IMPORTANTE: Após esse procedimento de finalização o usuário não poderá mais acessar ao Sistema para editar informações
Anote o número do protocolo exibido
na tela, para acompanhamento da solicitação do Cad PcD DF, e
click em“Ok” para encerrar o cadastramento.
Cadastro finalizado! Acompanhe o andamento no próprio link do CAD PCD DF.
Após a finalização do cadatro poderá ser requerido pela
plataforma a CIPTEA, Cartão de PDC e Acesso ao DF Acessível
Por fim, uma informação importante: O CAD/PDC/DF não substitui o CAD UNICO e não dá
acesso a outros benefícios como BPC.